domingo, 9 de agosto de 2015

HIV e Profilaxia Pós Exposição: Curiosidades e Informações





Vamos falar de prevenção do HIV? Um dos assuntos que bombou nessas últimas semanas foi o primeiro protocolo de PEP (Profilaxia Pós Exposição) divulgado pelo Ministério da Saúde. 

E, afinal, que diabos é profilaxia pós exposição? É o nome dado para o uso de medicamentos após uma exposição, no caso, do HIV. Na prática, isso é o uso de medicamentos antirretrovirais – os mesmos do tratamento da AIDS – por 28 dias, para evitar que uma pessoa exposta ao vírus HIV seja infectada. É o que chamamos carinhosamente de pílula dos 28 dias seguintes. 

Vou dar um exemplo: está rolando aquela super pegação com um bofe escândalo e partiram para os “finalmente”. Durante a transa, vocês percebem que a camisinha rasgou e vocês não conhecem bem um ao outro. O que fazer nesse momento? Procurar a PEP! Isso vai impedir a contaminação, caso um dos dois seja soropositivo. 

E por que esse documento foi tão comemorado por algumas pessoas? É que, até então, não havia uma regra para todos os casos onde deveria se usar a PEP e nem os medicamentos adequados. Antes disso, se você precisasse fazer uso da PEP e fosse a uma unidade de saúde, você poderia nem receber um atendimento adequado, porque antes só pessoas que tinham sofrido violência sexual e profissionais que tivessem sofrido algum acidente com material perfuro-cortantes possivelmente infectados tinham regras claras para receber os medicamentos. 

Portanto, se você ou alguém que você conhece passar por alguma situação que possa oferecer algum risco de infecção pelo HIV, basta procurar uma unidade de saúde que ofereça a PEP em até 72h após a exposição e exigir o atendimento. É bom lembrar que o quanto antes, mais eficiente é o tratamento. 

Mas, o melhor mesmo é usar sempre camisinha e colocá-la corretamente. Afinal de contas, a camisinha protege inúmeras outras doenças graves que podem comprometer seriamente a sua saúde, como o HPV, a sífilis, a hepatite B e tantas outras. 

Ainda tem alguma dúvida sobre a PEP? Deixe seus comentários aqui e te responderemos logo logo. E se quiser saber um pouco mais sobre outros assuntos relacionados à prevenção e tratamento do HIV e AIDS? Acesse o site www.aids.gov.br, do Ministério da Saúde!

Leia Também:
Leandro Faria  
João Geraldo Netto é marketeiro, barbudo, gay, soropositivo, ativista, apaixonado, inquieto, metódico, chato e muitas outras coisas. E o responsável pela coluna mensal Conversa + aqui no Barba Feita.
FacebookTwitter


Nenhum comentário: