quinta-feira, 31 de março de 2016

Como Maratonar Séries ou Ser Um Binge-Watching




Quem nunca maratonou uma série levante o braço. A cada dia é raro encontrar alguém que não tenha perdido um final de semana ou o mês de férias viciado em um seriado. Mas caso você se encontre nessa situação, não se preocupe. Decidi ser amigo fiel e irmão camarada. Preparei um guia para quem ainda não se jogou no mundo maravilhoso da maratona de séries.

Não basta sentar sua bundinha no sofá e ligar na Netflix e sair assistindo episódio após episódio. Isso é para amadores. Maratonar uma série ou se iniciar na arte do binge-watching exige bem mais de você. Vem comigo que no caminho te explico!

Antes de qualquer coisa você precisa entender o termo binge-watching. Podemos traduzir da seguinte maneira: assistir tudo de uma só vez/  fazer maratona de determinado produto (série, novela, reality show). Para ser mais literal, em inglês, binge significa consumir algo em excesso.

Agora que já passamos pelo primeiro estágio que é aprender novos termos, vamos focar na maneira correta de como assistir uma série e boa sorte!

OBS: Ao longo do texto cito o nome de algumas séries. Caso você ainda esteja na dúvida sobre qual começar, se joga em alguma das opções.

1 – A Escolha Perfeita

Nem tudo o que te recomendam faz o seu estilo. Você pode gostar mais de suspense, comédia, drama... estilo novelão. Não importa muito o gênero, o que é importante é saber se Breaking Bad ou Homeland fazem o seu tipo. Para isso é importante saber informações sobre a série recomendada. 

Quando um amigo chegar dizendo: “Você precisa assistir essa série”, questione primeiro sobre do que se trata. Pergunte se existe mais de uma temporada, se já foi renovada e se existe no catálogo da Netflix. Isso vai te poupar certo trabalho, confie em mim.

E não se preocupe, existe todo tipo de série. Alguma foi feita para você. Às vezes, até mais de uma...

2 – Persista!

Sim, se você não está acostumado a deixar de lado 42 minutos do seu tempo para assistir um episódio de série, talvez esse possa ser o seu primeiro obstáculo. Já pensou então abrir mão de 13h seguidas do seu final de semana? Insano pensar isso (quando se maratona algo pela primeira viagem), mas é o que costuma acontecer. E de cara, talvez, a série não “seja lá tudo isso” que todo mundo disse.

Serei honesto. Bons pilotos (primeiro episódios da série) são raros nos dias de hoje, mas eles existem. Continue assistindo os episódios e o plot twist (explico outro dia) virá. Sim, talvez no quinto episódio as coisas estejam mais interessantes e no sexto a ação comece pra valer. Mas confie que em pouco tempo você vai entender o que faz How To Get Away With Murder ter uma história tão comentada e recomendada pelos seus amigos.

3 – Siga as Regras Para Evitar Problemas em Sua Vida Social

Depois de viciado em The 100, você não quer saber de mais nada. Precisa comer, mas quer fazer isso em frente da sua TV ou do seu computador. Precisa dormir, mas só mais um episódio e depois você vai (o que é uma mentira que você vai se acostumar de contar para você mesmo...), quer comentar com seus amigos, mas tem medo de levar um spoiler na cara e ficar sem chão...

Bem, meu querido Padawan, vamos ao que você precisa ter em estoque em casa:
  • Besteiras para comer. Vamos ser honestos. Ninguém maratona série sem batatas fritas, pizza, barras de chocolate e pipoca. Você precisa ter um bom estoque para o final de semana ou quando sua maratona ocorrer.
  • Não conte para ninguém que está maratonando determinada série. Caso marque no Facebook, não leia os comentários até que tenha terminado todos os episódios. Algumas vezes você pode ter escolhido uma série com mais de dez temporadas e existem algumas mortes de personagens pelo caminho... Não é bom descobrir isso em um simples comentário sem noção no Facebook, não é mesmo?
  • Não marque nada no final de semana. Não prometa ir ao aniversário de ninguém, almoçar ou jantar fora de casa. Não pense em ter uma vida “exterior”; na real, ela não vai existir. Depois que se começa uma série, todo o resto acaba ficando em segundo plano.
4 – Todo Mundo Precisa Assistir Essa Série!

Sim, tome cuidado ao ficar viciado em determinada trama. Lembra do seu amigo que insistiu nos últimos três anos para que você assistisse Scandal e você não deu ouvido e ficou chamando ele de chato? Bem, o jogo virou e o chato agora pode ser você.

Sim, a série é incrível, mais pessoas devem/precisam assistir. O mundo necessita conhecer aqueles personagens. Mas, assim como foi com você, os outros assistirão quando tiverem tempo. Ou vontade. Ou disponibilidade no catálogo da Netflix.

5 – Toda Série Tem Seu Fim de Temporada

Caso você não escolha maratonar Lost ou Desperate Housewives, que já foram canceladas e possuem todos os episódios na Netflix, você precisa se preparar psicologicamente. Sua série tão querida e especial pode retornar só no ano que vem... Ou em setembro, caso esteja assistindo junto ao calendário de séries dos Estados Unidos.  Vou explicar melhor.

Orphan Black (vale muito assistir, fica a dica), tem suas duas primeiras temporadas disponíveis na Netflix do Brasil, certo? Correto. Mas no ano passado foi exibida a terceira temporada da série. Muito provavelmente, agora em abril, essa terceira temporada entre no catálogo da Netflix Brasil. Enquanto nos Estados Unidos será exibida sua quarta temporada. Mas Silvestre, então essa quarta temporada só entrará no catálogo no ano que vem? Muito provavelmente...

The Flash, que tem sua primeira temporada também disponível na Netflix, está exibindo os episódios de sua segunda temporada agora, nos Estados Unidos. Caso você pegue a série para maratonar pelo serviço de streaming e não esteja planejando assistir os episódios do segundo ano pela Warner Channel (que exibe no Brasil) e nem pense em ver quando passar nas madrugadas da Globo, não se preocupe. Até agosto a segunda temporada da trama de Barry Allen estará na Netflix daqui. E depois? Bem, aí é com você. Pode optar por assistir a terceira temporada pela Warner Channel ou esperar daqui um ano para ter tudinho em um só lugar: Netflix... Mas quem escolhe é você!

6 – Acabou! O Que Faço da Minha Vida Agora?

Assista mais séries! Tem sempre uma série nova começando. Ou uma série já antiga e que foi cancelada, que você precisa conferir os episódios. Só pesquise direitinho antes de se jogar de cabeça em uma maratona. Algumas séries costumam ser canceladas sem apresentar um final, deixando toda a história em aberto. E isso, em alguns casos, acaba deixando os fãs bem #Chateados.
___

Você tem alguma dica de como se maratonar série e quer compartilhar? A caixa de comentários é todinha sua. Pode também sugerir série, afinal, nunca é demais.

Leia Também:
Leandro Faria  
Silvestre Mendes, o nosso colunista de quinta-feira no Barba Feita, é carioca e formado em Gestão de Produção em Rádio e TV, além de ser, assumidamente, um ex-romântico. Ou, simplesmente, um novo consciente de que um lance é um lance e de que romance é romance.
FacebookTwitter

Nenhum comentário: