segunda-feira, 6 de junho de 2016

TOP 3: Receitas Rápidas Para Pessoas Práticas




Uma das coisas que a vida fora da casa dos meus pais me ensinou foi a me virar na cozinha. Na minha casa, minha mãe cozinha absurdamente bem (e eu continuo achando a comida dela a mais gostosa do mundo) e meu pai é daqueles que prepara carnes deliciosas e gosta muito de fazer isso. Já eu, exatamente por isso, nunca precisei cozinhar. 

Mas, aos 25 anos, quando sai da casa dos meus pais, tive de dar meu jeito e aprender a fazer uma coisinha ou outra. Durante muito tempo, congelados e miojo estiveram na ordem do dia. Mas, aos poucos, fui me aventurando em uma receita ou outra e hoje, sem falsa modéstia, eu cozinho bem pra caramba.

E, exibido que sou, vivo colocando minhas ~criações~ no Facebook e alguns amigos sempre me pedem as receitas. Por isso decidi fazer o TOP 3 de hoje, com 3 das minhas especialidades (uma entrada, um prato principal e uma sobremesa) que, de tão práticas, podem ser feitas por qualquer um, até com quem não é lá muito habilidoso na cozinha. Basta seguir a receita ao pé da letra e tudo dá certo no final. Eu juro. 

Vamos cozinhar?

Sopa de Frango, Bacon e Milho
Ingredientes:

500 g de peito de frango cortado em cubos pequenos
500 ml de leite
1 lata de milho verde (jogue a água fora)
2 gemas
1 colher de sopa de farinha de trigo
200 g de bacon cortado em cubos pequenos
1 colher de sopa de manteiga
1 batata média cortada em cubos pequenos (cozidos)
 Alho, cebola, sal e pimenta para temperar

Modo de Fazer:

Tempere o frango, já cortado em cubinhos, com alho, cebola, sal e pimenta (ou use um daqueles sachês de tempero pronto, acho isso muito prático) e reserve.

Bata no liquidificador o leite, metade da lata de milho, as duas gemas, a colher de farinha, além de uma pitada de sal e pimenta a gosto. Coe a mistura e reserve.

Numa panela, frite o bacon com a manteiga. Quando o bacon estiver ao seu agrado, junte a outra metade da lata de milho, os cubos de batata cozidos e misture levemente. A seguir, despeje a mistura batida no liquidificador, mantendo o fogo médio e mexendo até engrossar um pouco. Pronto. 

Serve duas pessoas e o ideal é servir acompanhado com pedaços de pão francês.

Risoto de Bisteca
Ingredientes:

500 g bisteca de porco cortada em cubos
100 g de bacon cortado em cubos
750 ml de água
1 cubo de caldo de legumes
1 xícara de arroz arbóreo
1/5 xícara de vinho branco
100 g de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
Alho, cebola, sal, limão e pimenta para temperar

Modo de fazer:

Tempere a bisteca, já cortada em cubos, com alho, cebola, sal, pimenta (ou, você já sabe, um sachê de tempero pronto) e o suco de meio limão. Reserve.

Em uma panela frite o bacon. Quando o bacon estiver ao seu agrado, junte os cubos de bisteca e deixe cozinhar e dourar bem, a ponto de grudar um pouquinho no fundo da pena. Quando isso acontecer, e a panela estiver seca, regue com um pouco de água, mexa bem e retire apenas a bisteca e o bacon e reserve. 

Na panela em que você fritou o bacon e a bisteca, sem lavar, para usar os sabores do fundo, ferva os 750 ml de água com o caldo de legumes e reserve, guardando o caldo em uma outra vasilha.

Na mesma panela utilizada anteriormente, refogue o arroz árboreo com alho, cebola e sal (ou com tempero para arroz) e junte a meia xícara de vinho branco. Quando o vinho secar, cubra o arroz com uma parte do caldo, mexendo eventualmente. A ideia é que sempre que o caldo secar, você complete com mais um pouco, sempre cobrindo o arroz, até que todo o caldo seja utilizado e, quando isso acontecer, o arroz deve estar no ponto, que é entre o al dente e o macio (e isso vai do seu gosto).

Quando a última porção de caldo estiver quase seca, desligue o fogo, acrescente a manteiga e o queijo ralado e misture bem. Por fim, misture a bisteca em cubos que você preparou no início.

Serve duas pessoas e fica uma delícia com um pouco de pimenta do reino salpicada por cima.

Petit Gateaou na Air Fryer
Ingredientes:

1/4 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de leite em pó
2/3 de xícara de chocolate em pó (até 32%) ou 1/2 de xícara de chocolate em pó (acima de 40%)
02 ovos

Modo de Fazer:

Mexa até que a massa fique homogênea.

Unte quatro forminhas de petit gateau (ou de empada) com margarina e polvilhe chocolate em pó e divida a massa entre elas.

Pré aqueça a Air Fryer por 5 min e depois coloque as forminhas e cozinhe por mais 5 minutos.

Está pronto e é uma das sobremesas mais deliciosas e ridicularmente fáceis que já fiz na minha vida, graças à Air Fryer, essa invenção de Deus, nosso Senhor, amém!

Serve quatro porções e, com sorvete de creme é puro amor! 

Ah, as forminhas podem ser congeladas. Quando for fazer, basta deixar descongelar e depois botar na Air Fryer.
___

Fala sério, gente, são ou não receitas práticas, rápidas e fáceis? E deliciosas, eu garanto!

Até a próxima semana e mil beijos!

Leia Também:
Leandro Faria  
Leandro Faria:, do Rio de Janeiro, 30 e poucos anos, viciado em cultura pop em geral. Gosta de um bom papo, fala pelos cotovelos e está sempre disposto a rever seus conceitos, se for apresentado a bons argumentos. Odeia segunda-feira, mas adora o fato de ser o colunista desse dia da semana aqui no Barba Feita.
FacebookTwitter

Nenhum comentário: