quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Política: Já Pensou em Quem Votar para Prefeito e Vereador?





Vamos falar rapidinho sobre política? Não se preocupe que não defenderei partidos e nem entrarei no mérito de candidatos. Mas é preciso falar, mesmo que rapidamente, sobre o assunto. Nos próximos meses teremos eleições municipais. Cada município vai votar pelo seu prefeito e vereadores. Então é agora, antes mesmo da campanha de cada candidato ganhar força, que todos nós, eleitores, devemos fazer nosso dever de casa e pesquisar sobre todos os candidatos. Sobre os partidos. Sobre todas essas coligações partidárias que surgem para beneficiar.... Seus candidatos.

Muito se fala sobre o jogo político que vivemos, muitas vezes com reviravoltas dignas de uma boa série de ficção. Mas a realidade, mesmo que possa soar clichê, é que devemos dar a real importância para o que temos de mais valioso: nosso voto. Saber votar é importante. Lembrar em quem votou, mais ainda. É preciso assumir nossa responsabilidade ao colocar alguém em um cargo importante e que vai gerenciar nossa cidade e nosso bem-estar como cidadão.

Você sabe o que faz um vereador? Pois é, raramente sabemos as reais funções de alguns cargos. Por exemplo, a função principal de um vereador é representar os interesses da população junto ao poder público. O que isso significa na prática? Ele atua em benefício do município em que foi eleito. Então ele pode sim elaborar leis, mas que sejam direcionadas ao município em que ele atua. Outra função importante exercida pelo cargo é de fiscalizar as ações do prefeito. Sim, o vereador pode fiscalizar as contas da prefeitura e ficar de olho nos valores gastos em obras e nos prazos de entrega...

Pois é, um vereador acaba sendo os olhos da população junto ao poder legislativo municipal. E nós, como eleitores, devemos ficar atentos no que vem sendo feito por eles, eleitos por nós. Podemos ir nas sessões legislativas ou mesmo marcar hora para encontrar com os vereadores em seu gabinete. Além, é claro, de acompanhar também pelas redes sociais o que vem sendo feito por cada um.

Já o prefeito, você sabe qual é a função dele? Ele administra a cidade. Os impostos e taxas que pagamos servem para custear serviços e obras. Mas só isso? Não, claro que não. Sabe as leis que os vereadores fazem? Cabe ao prefeito sancionar ou vetar. O Prefeito também pode propor novas leis, que por sua vez são analisadas pelos vereadores e, em alguns casos, pela própria população.

O prefeito também submete para os vereadores a lei orçamentária anual (lei elaborada pelo poder executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano), e eles podem alterar o valor caso achem necessário.

Existem muito mais detalhes? Existem. Mas seria bacana se você, assim como eu venho fazendo, fosse dar uma pesquisada. Existem vários sites que explicam o que cada cargo político faz exatamente. Você pode pesquisar pelos partidos que seus candidatos estão vinculados. O importante é você não esquecer em quem votou e cobrar, durante todos os quatro anos, sobre as escolhas do seu candidato. Assim, podemos mudar as coisas pra valer!

Leandro Faria  
Silvestre Mendes, o nosso colunista de quinta-feira no Barba Feita, é carioca e formado em Gestão de Produção em Rádio e TV, além de ser, assumidamente, um ex-romântico. Ou, simplesmente, um novo consciente de que um lance é um lance e de que romance é romance.
FacebookTwitter


Nenhum comentário: