segunda-feira, 20 de março de 2017

Dementadores




Dementador: ser que se alimenta da felicidade humana, causando depressão e desespero para qualquer um que fique perto dele. Também podem consumir a alma de uma pessoa, deixando suas vítimas em um permanente estado vegetativo e, assim, são muitas vezes chamados de "sugadores de alma". São também conhecidos por deixarem uma pessoa com um "vazio". 
Na última semana, em duas conversas com amigos diferentes, ouvi sobre relacionamentos que acabaram e que, depois disso, a pessoa conseguiu enxergar o mal que o antigo parceiro lhe fazia. Eram claramente relações abusivas, com pessoas egoístas e interessadas apenas no próprio bem-estar. Mas, se isso é tão visível visto em retrospecto, por que foi tão difícil para essas pessoas colocarem um ponto final nessas histórias?

No mundo mágico criado por J.K. Rowling na saga Harry Potter, existem os dementadores. Seres mágicos que se alimentam da felicidade, eles sugam tudo de bom que pode existir à sua volta, se fortalecendo com isso enquanto minam a alma de tudo ao seu redor. Agora, me diga sinceramente: você conhece algum dementador real, de carne e osso, que paira à sua volta? Eu sim, alguns.

Os dementadores do mundo real podem se manifestar de diversas maneiras, seja como aquele amigo interesseiro que só surge quando precisa daquela ajuda e depois desaparece, te deixando esgotado; ou aquele ex que te mostra que sempre é possível cavar um pouco mais para se chegar ao fundo do poço. São pessoas tóxicas, que tiram a sua real felicidade, mas fazem isso de forma que você não perceba o que está acontecendo até que seja tarde demais. São poderosos, mas quem lhes dá esse poder somos nós.

O lado importante da história dos meus dois amigos é que eles finalmente se livraram desses seres que lhes faziam mal. Reuniram forças e conseguiram colocar um ponto final em histórias que os faziam infelizes sem ao menos se darem conta disso. Foram mais fortes do que pensavam que seriam e, mesmo sofrendo pelo fim dos relacionamentos (e não tem jeito, por pior que seja um relacionamento, terminar é sempre ruim), eles estão melhores e mais fortes atualmente.

No fim das contas, cabe a cada um de nós nos livrarmos desse mal. Dementadores são tóxicos, nocivos, letais. Mas não são invencíveis. Com foco e a decisão de que a nossa felicidade é o mais importante, afastar esses seres malignos depende única e exclusivamente de si mesmo. Por isso, procure suas forças, use todo o seu poder, aponte a sua varinha e use as palavras mágicas:
Expecto Patronum!
E que o seu patrono seja forte o suficiente para lhe proteger! Amém!

Leia Também:
Leandro Faria  
Leandro Faria:, do Rio de Janeiro, 30 e poucos anos, viciado em cultura pop em geral. Gosta de um bom papo, fala pelos cotovelos e está sempre disposto a rever seus conceitos, se for apresentado a bons argumentos. Odeia segunda-feira, mas adora o fato de ser o colunista desse dia da semana aqui no Barba Feita.
FacebookTwitter


Um comentário:

Seguindo fitas disse...

Que consigamos filtrar todos os dementadores que nos cercam pra longe! Precisamos colocar filtros em todas as nossas relações cotidianas. Quem não acrescenta nada, não faz falta. Quem tira, deve ir para bem longe. Quem soma, agrega amizades, alegria, felicidade, risadas... Esses seres que nos fazem bem, devem ser multiplicados em nossas vidas, elas nos dão energia e nos motivam ❤