terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Fadigas





Toda vez que leio essa palavra, fadiga, lembro logo do Jaiminho, que tentava a todo custo evitá-la. O carteiro mandava que as pessoas procurassem suas cartas em sua bolsa desorganizada e sempre estava com um ar de cansaço, preguiça, ou de folgado mesmo.

Aí hoje em dia eu penso: que homem sábio! A fadiga, seja muscular ou mental, é uma sensação de desgaste, cansaço e falta de energia. E, no nosso cotidiano, esse desgaste tem sido cada vez mais frequente, seja pelos treinos no esporte ou na correria e estresse da nossa vida agitada.

Me pergunto até onde essa fadiga é mesmo uma vantagem. Falo isso porque nesse momento digito este texto com o braço fadigado do treino e a cabeça a mil por tantos afazeres que a vida adulta nos pede. Alguém pode vir aqui na Rua Otávio Justa, 175 trocar meu garrafão e me ajudar a ir até a lotérica digitar a senha pra pagar meu boleto?

A questão é que, às vezes, nos adaptamos - seja ao treino ou ao estresse - e vamos suportando cada vez mais peso. A barra vai pesando e a gente se perguntando até onde aguenta. Tem vezes que ficamos mais fortes. Mas, às vezes, ficamos sem forças para as atividades mais corriqueiras. Ou então, com dores na lombar ou no emocional.

Aí eu lembro da sugestão do Carteiro Jaiminho, sempre alegre e sorridente, que adorava evitar a fadiga. Não que a gente deixe nossas vidas bagunçadas para qualquer um mexer como faziam com suas cartas; mas que saibamos sempre carregar somente o que aguentamos - na vida ou nos treinos.

Leandro Faria  
Gabriel Campelo: Publicitário, Executivo de TV, apaixonado por tudo o que faz. Seja crossfit, corrida, natação, praia ou música, são sempre suas maiores paixões (que sua mãe nunca leia isso). É transparente em suas ideias, mas tenta sempre deixar tudo um pouco mais leve, de pesada já basta a balança. É o único cearense e nordestino deste canal. Não usa barba e essa é uma de suas maiores frustrações. Talvez por isso mesmo esteja tão apaixonado por escrever toda semana no Barba Feita.
FacebookTwitter


Nenhum comentário: