terça-feira, 25 de setembro de 2018

Os “Berries” e Essa Salada de Frutas Pós-moderna





Faz tempo que queria escrever sobre esses alimentos que caíram no gosto popular pós-moderno e que fazem a cabeça da galerinha descolada sempre pronta a aderir ao modismo da vez. Um dia, conversando com uma amiga do trabalho, eis que ela me surge com essa ideia ao voltarmos do almoço: 
- Julico, por que você não escreve sobre os “berries” da vida? 
Parei para pensar e constatei que, de fato, os “dieiteiros” de plantão estão sempre comendo uns alimentos com nomes estranhos e que há pelo menos uns 15 anos atrás eu nunca tinha ouvido falar. Não sei se pela minha pobreza e consequente limitação de acesso, ou por não existirem mesmo. Não tem como negar que hoje em dia é supercharmoso você postar uma fotinha comendo um muffin de blueberry, ou um smoothie de blackberry. Veja que até o bolinho e o suco agora tomaram formas e nomes mais pomposos, não é?

Mas quem são esses caras? Vamos mergulhar nesta investigação gastronômica e conhecer um pouco mais de alguns componentes da “Familia Berry” sob uma ótica bem-humorada:

O Popular: Strawberry
Mais conhecido como Morango

Este, é claro que todos sabemos quem é! Aliás, eu ficava super bobo quando comprava aquelas balinhas mastigáveis na época do colégio e conseguia ler os termos em inglês. Os nomes das frutas estavam sempre traduzidos em duas línguas em algumas embalagens. Strawberry era um deles! 

O Chique: Blueberry
Vulgo: Mirtilo

Geeeeeente, para tudo! Tem coisa mais high society que você degustar um muffin de mirtilo? Essa frutinha é conhecida por muitas pessoas, atualmente, como a fruta da longevidade e é originária da Europa e Estados Unidos. Em tempo, não lembro de na minha infância ter ouvido falar nesta iguaria!

O Docinho: Raspberry
As famosas Framboesas

Sabe aquelas leituras que te remetem à uma realidade? Que você entra no conto como se fizesse parte dele? Pois bem, essa é a minha doce lembrança da infância. Eu lia muitos gibis e sempre tinha nas janelas das casas dos desenhos do Walt Disney aquelas tortas de framboesas, com o desenho da fumacinha e que todos os personagens ficavam inebriados. Posso jurar até hoje que consigo sentir o aroma das saborosas tortas só em ler as historinhas.

O Azedinho: Blackberry
As Amoras... deliciosas Amoras!

Cara, amora é muuuuuuito minha infância! No quintal dos meus avós maternos tinham várias árvores frutíferas e uma delas era amora. Lembro como se fosse hoje que eu e meus primos arrancávamos as frutas do pé e comíamos ali mesmo, sem lavar (até as verdes!). E como eu aaaaaamo alimentos azedinhos, as amoras eram as minhas frutas preferidas!

O Surpreendente: Gooseberry
Tcharaammmmmm! Groselha!

Vocês sabiam que a groselha tem esse nome chique? Pois é! Quem diria que aquela garrafa de xarope comprada nos supermercados pela minha mãe e que rendiam litros e mais litros de suco rosa, economizando açúcar, por serem beeeeeeem doces e que fazia par com aquele pão francês recheado de mortadela nos lanches da tarde nos idos anos 80, estariam fazendo parte da nata dos alimentos recomendados pelos nutricionistas? 

A Estrela: Cranberry
O (oi?) Oxicoco

Devo confessar que cranberry, para mim, era nome de uma banda (kkkkk). Se eu fosse dar um sinônimo a essa frutinha talvez fizesse uma paródia com a música do Zeca Pagodinho: “nunca vi, nem comi, só ouço falar”. Mas depois de escrever esse texto, me despertou uma curiosidade e vou já, já buscar uma loja natureba para fazer essa aquisição. Depois conto para vocês a experiência!

A Mais Nova Queridinha: Golden Berry
Ei, quem é você?

Ué, essa não tem nenhum alimento equiparado? Pois é, pessoal... Essa é tão chique, que sequer tem algum fruto nivelado. É amarelinha e parece aquelas uvas passas brancas, só que bem azedinha (segundo os especialistas). Na minha imersão nas lojas de produtos naturais ela está na minha lista de experimentação.

Mas, alimentos à parte, nosso dia-a-dia, está recheado de berries, transformando nossa rotina numa doce salada de frutas, deliciosa de ser vivida. Como? Vejamos:

O Tecnológico: BlackBerry
O bom e velho Smartphone

Não, não são as amoras! Mas o telefone celular que tirarmos nossas famosas selfies e nudes. Mas nada que aquela “maçãzinha” não substitua de forma satisfatória. 

O empreendedor: Yogoberry
Aqueles sorvetes de iogurte 

Na ocasião da moda, até deram nome para aquela cadeia de lojas que, hoje, anda esquecida. Mas rola um papo no subúrbio que o famoso “açaí cheio de lixão” (amendoim, confeitos, caldas e afins) dá de dez a zero nele.

O Sensacional: Chuck Berry
O homem conhecido como o “Pai do Rock n' Roll”

Mas aqui nas bandas latino-americanas quem é Rei é o Roberto Carlos, bicho!

A atriz: Halle Berry
Conhecem a Tempestade? 

Pois é! É ela. Mas eu prefiro ver a D. Laura Cardoso interpretando um “espírito cantando pra subir” ao som da Pablo Vittar na casa das quengas da novela das oito.

E por fim, ela - A banda: The Cranberries
Vulgo: 90's Rock 

Aquela que eu achava que era o oxicoco kkkkkk. Só não substituo essa por nada, porque Dolores O'Riordan, a vocalista falecida no início deste ano, é insubstituível.

Um dia com cheiro e sabor de frutas para vocês!

Ah, se liga, o Barba Feita agora está no Instagram!
Segue a gente lá:

Leia Também:
Leandro Faria  
Julio Britto: carioca, advogado, amante de telenovelas, samba e axé music. Ator nas horas vagas, fã de Nelson Rodrigues e tudo relacionado a cultura trash. É leonino de 29 de julho de 1980, por acaso, uma terça-feira, mesmo dia da semana colabora aqui no Barba Feita.
FacebookTwitter


A opinião dos colunistas não representa necessariamente a posição editorial do Barba Feita, sendo estes livres para se expressarem de acordo com suas ideologias e opiniões.

Nenhum comentário: