sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

"O Caminho do Excesso Leva ao Palácio da Sabedoria"





A frase que dá o título para a coluna do Barba Feita de hoje é de William Blake, um poeta e pintor inglês nascido no século XVIII. Blake era meio lunático, dizia que cresceu tendo visões de anjos, que acabou refletindo em sua obra filosófica, sempre carregada pelo misticismo e religiosidade. 

Sempre achei essa frase meio babaca, apesar de gostar da obra dele. Blake deve ter escrito isso ainda bem imberbe, naquela fase inconsequente de qualquer jovem. Ela faz parte do poema Provérbios do Inferno que, em um tom crítico, afronta as principais instituições, como a igreja, por exemplo.

Blake sempre teve uma ligação muito forte com a música e o rock underground. Teve influência direta em Jim Morrison que, inclusive se inspirou nele e em Aldous Huxley para criar o nome de sua banda, The Doors. As Mercenárias, grupo de punk rock que surgiu em SP no início dos anos 1980 – que em seus primórdios chegou a contar com Edgard Scandurra, do Ira! – chegou a gravar os versos dos Provérbios do Inferno em seu disco de estreia.

Curiosamente, fiquei pensando nessa frase de Blake com a proximidade do Carnaval. Sempre que a festa se aproxima, as pessoas ficam mais “agitadas”, né? E querem viver os quatro dias como se não houvesse amanhã. É muito louco isso, mas conheço gente que em quatro dias trepa mais do que no ano inteiro. Ou entra em coma alcoólico. 

Eu entendo que a festa já estimula tudo isso. As pessoas estão muito mais receptivas. Isso fica claro quando entramos no vagão do metrô e encontramos aquele rapaz sério engravatado com um chifrinho reluzente na cabeça; aqueles jovens fazendo rodízio com a garrafa de pinga e sambando desengonçadamente dentro do ônibus ou então às últimas consequências com aquele grupo fazendo o maior surubão a céu aberto atrás do prédio do Balança. 

Não estou sendo hipócrita ou dissimulado. Não estou aqui com esse texto querendo revelar um lado “anjinho de candura”... Longe disso. Mas não consigo entender como seríamos mais sábios se exagerássemos em tudo na vida. 

O Carnaval tá chegando semana que vem. Divirtam-se. Moderadamente. Temos mais 301 dias até o fim do ano. O que Huxley citou lá atrás é a maior furada.

Leia Também:
Leandro Faria  
Marcos Araújo é formado em Cinema, especialista em Gestão Estratégica de Comunicação e Mestre em Ciências em Saúde. Nas horas vagas é vocalista da banda de rock Soft & Mirabels, um dos membros da Confraria dos Bibliófilos do Brasil, colunista do Papo de Samba e um dos criadores do grupo carnavalesco Me Beija Félix. E também o colunista das sextas-feiras aqui no Barba Feita.
FacebookInstagram


A opinião dos colunistas não representa necessariamente a posição editorial do Barba Feita, sendo estes livres para se expressarem de acordo com suas ideologias e opiniões.

Nenhum comentário: