quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O Hit do Carnaval 2019: Qual É?






Eu sei que o carnaval só começa em março, mas levando em consideração que hoje é dia 28 de fevereiro e o mês só tem 28 dias (obrigado Senhor), acredito que já é possível afirmar que amanhã não só vai sextar como já é carnaval! Nisso podemos também afirmar que Jeniffer é o hit sacramentado pelo lado hetéro da força. Oh, céus! Mas a pergunta que fica no ar é: nós já temos o nosso hino do carnaval 2019?

Que Terremoto, união de Anitta com Kevinho, veio como uma promessa de hino da folia, isso ninguém tem dúvidas, mas infelizmente a faixa acabou virando “só” mais um enorme sucesso nas plataformas digitais da dupla. É inegável dizer que a música é um sucesso nas redes, mas também podemos dizer com tranquilidade que não nasceu com aquele refrão chiclete que é a cara do carnaval e que a gente gosta de ouvir sem parar.


Já Ludmilla veio com sua versão light do proibidão Vem Amor Bate Não Para, composto por ela e gravado por Mazzoni, que é agenciada da cantora, mas mesmo possuindo todos os elementos para ser a música dos 7 dias de festa, Vem Amor já não é tão poderosa quanto Din Din Din, que viralizou mais rápido do que nude de ator famoso e também possui autoria de Lud.


Pabllo Vittar já arriscou e decidiu lançar dois clipes no mesmo mês. A primeira aposta foi Seu Crime que, apesar de ser bem gostosinha, não é tão impactante quanto foi Todo Dia, aqueeeela música que apresentou a cantora drag para uma parcela considerável do público de fora do circuito LGBTQI+. E nesta terça-feira, 26 de fevereiro, saiu o aguardado clipe de Buzina, tida por muitos que escutaram o segundo álbum da cantora, chamado de Não Para Não, como a música que tem a cara do carnaval carioca. Nesse caso específico eu acho que esse lançamento poderia ter ocorrido beeem antes, lá nas últimas semanas de dezembro ou nos primeiros dias de janeiro. Agora, sinceramente, não sei mais se acaba pegando.

Seu Crime

Buzina

Aproveitando que estou falando do cenário drag nacional, não poderia deixar de citar Gloria Groove, que nos presenteou com BumBum de Ouro no ano passado e veio chutando a porta com Coisa Boa, música feita na medida para tocar nas baladas de todo o país e fazer o público pedir por mais. Já andei escutando nos bloquinhos da vida nesse pré-carnaval, mas será que ela consegue levar, pelo segundo ano consecutivo, esse “selo” de música da folia? Não posso deixar de dizer que o selo do ano passado veio um pouco antes de MC Loma e as Gêmeas Lacração surpreenderem o mundo com Envolvimento, uma composição bem simples e que teve um clipe bem baixo orçamento e que caiu imediatamente nas graças do público...


Assim sendo, Malévola foi lançada e mostrou que Loma e suas duas primas continuam inspiradas nas letras que compõe. E mesmo que Malévola não cause tanto como fizeram no ano passado, é bom saber que composições divertidas e sem o apelo de virar sucesso podem surgir a qualquer momento. E pode ser que de muito mais certo até do que elas imaginam.


Anitta, que não é boba e nem nada, jogou em nosso colo Bola Rebola, parceria com TropKillaz, J. Balvin e feat. com Mc Zaack, quase o mesmo squad por trás do sucesso de Vai Malandra, mas dessa vez a aposta é nacional e internacional ao mesmo tempo, meu amor. Não preciso dizer que a música já é sucesso, só não viralizou tão rápido quanto a malandragem do clipe anterior, mas acredito que essa é, além de uma aposta do verão, uma forma de apresentar um pouco do que ela já prometeu pra gente: o funk pro mundo...


Falando em mundo... Ludmilla e Anitta podem acabar por levar o troféu de donas e proprietárias do carnaval. A dupla anunciou que tinha uma parceria para vir por aí. Duas semanas atrás, na gravação do DVD de Ludmilla, foi possível conhecer Favela Chegou, faixa em que as duas cantoras compartilham os vocais. E ontem, 27 de fevereiro, o single foi lançado com direito a clipe e tudo. Com imagens do DVD, Hello mundo, é possível conferir Anitta e Ludmilla juntas no palco e isso é muito divertido de ver. Pode ser que essa explosiva união consiga roubar toda atenção necessária e transformar essa junção do funk com o pop na música da folia.  


Lexa gostou do sucesso de Sapequinha e Provocar (feat com Gloria Groove) e veio com Só Depois do Carnaval. A cantora mantém sua parceria com Hit Maker e volta a pisar mais firme do que nunca  no funk com um dedinho no pop (o que não é nenhum problema). Acho a faixa até divertida e pode ter grande vida depois do carnaval... Será?


Aretuza até lançou Geladinho, que tem toda cara dos axés dos anos 90, mas como ainda não temos um clipe para poder avaliar todo o poder da faixa, não podemos dizer se vai ou não funcionar. Pepita não lançou nada sozinha, mas aceitou o convite de Kaya Conky e as duas fizeram uma música juntas e já lançaram o clipe de Marmita. Pena que não funcionou muito bem e a parceria acabou passando um pouco despercebida dos fãs do funk pop farofa.


Iza, assim como Lia Clark, até o momento não demonstrou estar preparando nenhum lançamento para os próximos dias... Será que poderemos ser surpreendidos até lá? 
___

E não é que fomos, Brasil? Assim que finalizei esse texto descobri que Lia Clark lançou a música Taca Raba, com clipe e tudo (que satiriza o silêncio da cantora até o momento com sua música de carnaval). A faixa é animada e me surpreendeu bastante... O clipe é divertido e cheio de citação aos clipes lançados por Iza, Gloria Groove, Pabllo, Anitta e Luiza Sonza. 



Diz aí pra mim, de todas essas músicas, qual é o seu hit do carnaval 2019?

Leia Também:
Leandro Faria  
Silvestre Mendes, o nosso colunista de quinta-feira no Barba Feita, é carioca e formado em Gestão de Produção em Rádio e TV, além de ser, assumidamente, um ex-romântico. Ou, simplesmente, um novo consciente de que um lance é um lance e de que romance é romance.
FacebookInstagram


A opinião dos colunistas não representa necessariamente a posição editorial do Barba Feita, sendo estes livres para se expressarem de acordo com suas ideologias e opiniões.

Nenhum comentário: