quinta-feira, 18 de julho de 2019

O Fim dos Likes no Instagram





O Instagram decidiu colocar em prática o que muito se especulou nos últimos meses: o fim do número de likes nas fotos. Sim. Você pode curtir uma publicação, ver os seus amigos que curtiram, mas não pode mais ver o total de likes do post. Isso nas publicações de outras pessoas, nas suas fotos você ainda será capaz de saber quantos corações recebeu… Mas será que isso é o suficiente? Vale a reflexão. 

Acho que nunca fui muito descuidado com minhas curtidas. Todos os meus likes sempre foram baseados no gostar, me identificar ou até dizer um “passei por aqui”. É deixar registrado que a foto foi notada por mim e apreciada. Será que sem o “selo” numérico as pessoas vão se sentir menos obrigadas a registrar sua interação com as fotos de amigos, conhecidos, desconhecidos e famosos? Será que ao mudar uma de suas funções primárias o Instagram pode ter decretado o início do seu fim? Logo agora que ele era o acalento para as almas que fugiram do Facebook e não conseguem se integrar ao Twitter.

Já não é de hoje que venho questionando a falta de uma nova rede social. O Vero bem que tentou, mas ficou só nessa tentativa de ser algo. O TV TIME serve para marcar os episódios assistidos da sua série favorita. E só. É possível comentar episódios, responder comentários e dar um like no que você concorda que foi escrito por outros usuários. É uma rede social, de certa maneira, mas o foco ali são as séries, não seus usuários.

Sou de uma geração que viveu sem ter celular e internet ao alcance dos dedos. Sei o que é viver sem “tudo isso”, antes de tudo isso. Mas imagino quem veio depois, que nasceu lá em 2003, o que pode estar sentindo. Deve ser um sentimento bem devastador se sentir sem um selo de aprovação. Sem saber o quanto você está sendo aprovado por uma foto postada com trocentas camadas de filtro e uma pose montada para parecer descolada. É o fake disfarçado de natural, mas que é falso. Todos sabem e ninguém liga realmente.

Acho que a verdade máxima do Instagram é fake it until you make it! Eu sei disso, o querido leitor sabe sobre isso… Até quem está postando sabe, mas ninguém comenta. Pode ser pela verdade acabar doendo quando dita em voz alta. O fim das curtidas pode ser a salvação da humanidade. Ao menos é o que eu espero. Só que não vai rolar…

E você, quão chateado está com o fim da era dos likes no Instagram? Pelo Twitter e Facebook tudo continua na mesma. Se é sorte ou azar, só o tempo dirá.

Leia Também:
Leandro Faria  
Silvestre Mendes, o nosso colunista de quinta-feira no Barba Feita, é carioca e formado em Gestão de Produção em Rádio e TV, além de ser, assumidamente, um ex-romântico. Ou, simplesmente, um novo consciente de que um lance é um lance e de que romance é romance.
FacebookInstagram


A opinião dos colunistas não representa necessariamente a posição editorial do Barba Feita, sendo estes livres para se expressarem de acordo com suas ideologias e opiniões.

Nenhum comentário: